Mensuração do custo para servir e análise de rentabilidade de cliente: uma aplicação em indústria de alimentos no Brasil.
Na parte introdutória do texto é possível identificar uma preocupação das empresas no tocante ao gerenciamento de custos de suas atividades. Destaca-se também a participação no papel do cliente, e de custos comerciais e de logística para a definição desses valores, uma vez que as atividades de produção geralmente são prioritárias na hora destas definições.
Muitos autores defendem a relevância da mensuração de custos para servir os clientes, um vez que as relações com os clientes ficam cada vez mais estreitas, dando devida importância ao marketing da empresa. Os clientes tem demandado níveis de serviços cada vez mais exigentes em termos de suporte de atividades comerciais e de logística, o que tem gerado aumento no custo dessas atividades, e essses custos não vem sendo considerados na mensuração da rentabilidade de clientes e produtos no sistema de custeio tradicionais. informação de custo para servir e sobre o processo de análise de rentabilidade de clientes. estreita margem de lucratividade (SANTOS e CARVALHO, 2005), onde o gerenciamento dos recursos relacionados à atividade de servir clientes pode provocar impacto significativo no resultado do negócio o custo para servir e a análise de rentabilidade de clientes. Lewis (1991) descreve um sistema ABC relativamente simples para reconhecer os custos de marketing por linha de produtos.
A denominação custo para servir, porém, nem sempre é encontrada diretamente na literatura que trata do tema. São encontradas terminologias distintas que denotam sentido semelhante, tais como custos de atendimento ao cliente (HANSEN e MOWEN, 2000), custos de marketing (FOSTER e GUPTA, 1994), custos de marketing e de logística (STAPLETON et al., 2004). No entanto, argumentam que essas despesas de fato têm se revelado não-fixas, pois em todas as empresas tem-se verificado um importante crescimento delas. Também