Menores infratores
“Quem sonha não encontra estradas sem obstáculos, lucidez, sem perturbações, alegrias sem aflição. Mas quem sonha voa mais alto, caminha mais longe. Toda pessoa, da infância ao último estágio da vida, precisa sonhar. Os sonhos não determinam o lugar aonde você vai chegar, mas produzem a forca necessária para arrancá-lo do lugar em que você está. Ninguém é digno do pódio se não usar suas derrotas para alcançá-lo.”
“A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos.” Trechos do livro ‘Nunca Desista de Seus Sonhos.
O diretor-presidente do ISE, Henrique Corinto, pontuou a importância do reconhecimento ao trabalho dos servidores para que o Instituto alcançasse os avanços necessários para uma boa gestão. E para isso foram realizadas reuniões de alinhamento com o sindicato dos agentes socioeducativos. Entre as conquistas estão o pagamento do Prêmio de Valorização no prazo estipulado, os servidores efetivos que ocupam cargos de nível médio e têm formação superior receberam adicional de titulação, e foram designados servidores do quadro para o cargo de diretoria das unidades.
Como preconiza o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, os diretores que assumiram as unidades socioeducativas têm nível superior e formação na área social, o que tem contribuído para os melhores resultados na boa relação dos agentes socioeducativos com os adolescentes. Um exemplo disso é o servidor de carreira Wanderlan Lima, que assumiu a função de diretoria do CSE Acre em Rio Acre. “Essa sempre foi uma bandeira da categoria: a valorização dos servidores efetivos. Na nova gestão estamos buscando um trabalho conjunto e designando responsáveis por cada setor. Isso tem contribuído muito”, destacou.
Além disso, outro fator positivo foi a contratação de 53 agentes