Menino selvagem
Psicologia da Educação
Dissertação crítica
Filme: O Show de Truman
Nome: Kátia Soares de Araújo
Matrícula: 201301784079
Professora: Sônia Maria
São Paulo
05/2013
O Filme O Show de Truman do diretor Peter Weir, ocorreu nos Estados Unidos em 1998, e retrata a vida de um corretor de seguros que desde seu nascimento tem sua vida transmitida por um reality show e assistido por milhares de pessoas por todo o mundo, criado por um diretor que acreditava no controle das ações humanas.
Truman é casado, e tem uma vida pacata e tudo ocorre para que ele sempre esteja satisfeito, os dois únicos acontecimento que deixam Truman triste é o acidente de barco que acabou com a morte de seu pai (o acidente fez com que Truman tivesse medo do mar, reforçando de maneira negativa a permanência de Truman na ilha do programa), e Sylvia uma garota que ele conheceu quando ainda era solteiro e que misteriosamente havia sumido.
No filme a vontade de Truman é aflorada logo que conhece Sylvia e os dois se apaixonam, este foi o primeiro ato de espontaneidade que foge do controle do diretor, mas que a equipe logo tira Sylvia de cena, porém mesmo com sua saída, Truman continua apaixonado, sendo este um dos fatores que vai motiva-lo a questionar sua existência.
O filme nos mostra o condicionamento Operante, quando Truman é condicionado pelas consequências que o seguem. Como Truman começa a desconfiar de sua vida, onde todos parecem agir a partir de seus movimentos, ele começa a agir de forma inesperada (Comportamento operante), para tentar se livrar de tudo que está ao seu redor, parecendo tão falso (Reforço negativo).
O que o filme é repleto de condicionamento e revela é que às vezes fazemos escolhas, não apenas por vontade própria, mas simplesmente por imposição, isto é, por oportunidade, a vida nos impõe, oportuniza tais escolhas, sem termos a chance de escolha