menino do engenho
Livro Menino do Engenho
1- Bibliografia: O livro a ser analisado é Menino do engenho de José Lins do Rego e se trata de uma autobiografia de sua infância onde buscava relatar a biografia de seu avô, o coronel José Paulino. O livro foi publicado em 1932, e está entre as principais obras do autor, assim como: Doidinho (1933), Banguê (1934), O Moleque Ricardo (1935), Usina (1936), Pureza (1937), Pedra bonita (1938), Riacho doce (1939), Fogo morto (1943) e etc...
2- Resumo do enredo: A história começa quando Carlinhos com 4 anos de idade acorda por um grande barulho em sua casa, e encontra sua mãe deitada no chão toda ensanguentada , seu pai a matara com um tiro, e seus motivos não são explicados , seu pai se despede e é levado para um hospício.
Carlinhos é levado para o engenho de seu avô, na várzea do Rio Paraíba (PB).
Neste engenho, denominado como engenho Santa Rosa, Carlinhos começa uma vida nova ao lado de seu avô José Paulino, tia Maria, tio Juca, os negros e as negras entre outros que moravam na casa grande.
E logo conhece as coisas ruins da vida, que aprendeu com Zé Guedes e seu primo Silvino.
Carlinhos teve algumas paixões, como Maria Clara, uma prima civilizada do Recife, que estava ali com a família para passar férias. A paixão é violenta: os passeios, o beijo, as lágrimas da partida. Por outro lado a sexualidade precoce encontra na negra Luísa.
Tia Maria se casa e se muda da casa grande, ele ficava sem mãe pela segunda vez. E com doze anos conheceu uma mulher como homem e com ela pegou a doença- do- mundo. Chegou a hora de Carlinhos ir para o colégio, como um método de correção, uma nova vida começou levava para o colégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que o corpo”.
3- Personagens: Dentre os personagens temos a prima Lili, a prima Maria Clara, o avô coronel Jose Paulino, Tia Maria, Tio Juca, Vó Totonha, Zé Guedes, primo Silvino e Negra Luísa entre outros.