Menina e moça ou saudades
CURSO DE LETRAS- 3ºB
Literatura Portuguesa: As Origens
Menina e Moça ou Saudades
Andréa Matheus Greco 74663-1
Cairane Roberta Barros 74024-1
Marcelo Carlos Santos 75239-8
Rosemere Maria da Silva 74527-8
Wallace Tadeu Cotunha 75810-8
Literatura Portuguesa: As Origens
Menina e Moça ou Saudades
de Bernardim Ribeiro
Este trabalho tem por objetivo relatar uma breve biografia de Bernardim Ribeiro, apresentar a obra e contextualizar a figura da mulher do século XVI.
Bernardim Ribeiro foi um escritor português, cuja biografia se desconhece. Algumas referências na sua obra, que se supõe serem autobiográficas, levam a pensar que seria natural da atual Vila do Torrão .
Frequentou a corte, onde foi poeta conhecido, já que figura entre os colaboradores do Cancioneiro Geral de 1516, de Garcia de Resende, e Sá de Miranda refere-se-lhe, em obras suas, como amigo e companheiro de letras, afirmando que, com as suas éclogas, Bernardim foi o introdutor do bucolismo em Portugal. A sua obra mais celebrada é Menina e Moça, de que há três versões. A primeira foi editada, em 1554, em Ferrara, a segunda edição foi em 1557, em Évora, e uma terceira, de 1559, em Colónia.
Relação com Sá de Miranda: há indícios de que Bernardim Ribeiro e Sá de Miranda se conhecessem: Na obra de Sá de Miranda há referências a um Bernardim Ribeiro ligado à introdução do bucolismo em Portugal e do que se diz que esteve em Itália.
Numa écloga de Bernardim Ribeiro aparece uma personagem chamada Franco de Sandomir, que é interpretado por alguns estudiosos como um anagrama de Francisco Sá de Miranda. *O anagrama é um recurso muito utilizado na Renascença. Como também há no livro, exemplos: Belisa = Isabel, Arima = Maria, Aónia = Joana,Avalor=Álvaro e Bimarder=Bernardim.
Durante o século XIV, a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e