Antologia
Larissa Lucio Ribeiro
Mayara Fernanda Oliveira Gomes
ANTOLOGIA
Mauá
2015
Larissa Lucio Ribeiro
Mayara Fernanda Oliveira Gomes
ANTOLOGIA
Trabalho de Antologia, da matéria de Português
E.E. Padre Afonso Paschotte, Língua Portuguesa.
Professora: Rita
2º ano D do Ensino Médio, Nº 24 e 32
Mauá
2015
Por que ler hoje poesia do século XIX?
Os Poemas do século XIX são vistos como "um ato de brasilidade", pois abandonaram aos poucos o tom lusitano em favor da fala brasileira, ressaltando o nacionalismo.
A literatura nesse período expressa sua ligação com a política e com o Romantismo. Os sentimentos começam a tomar o lugar da razão como instrumento de análise do mundo, e a vida passa a ser encarada de um ângulo muito pessoal, em que sobressai um intenso desejo de liberdade. Essa ânsia de libertação que nasce no interior do poeta, em determinado momento alcança também o nível social, com o artista romântico colocando-se como porta-voz dos oprimidos e usando seu talento para protestar contra as tiranias e injustiças sociais, ao mesmo tempo em que valoriza a pátria e os elementos que a representam.
É um momento também social onde a poesia deixa de ser apenas um lamento sentimental murmurado em voz baixa para ser também um grito de protesto político ou reivindicação social.
É importante ler as poesias do século XIX, pois marca o período do verdadeiro nascimento da nossa literatura. Nele, enriqueceu-se admiravelmente a poesia, criaram-se o romance e o teatro nacionais e formou-se o circuito autor-obra-público, tão necessário ao estímulo da vida literária.
Todas as cartas de amor...
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de