Planejamento educacional
As contribuições de Vygotsky, Wallon e Ausubel
A interação no processo de aprendizagem
A aprendizagem é um processo que acontece a partir da interação social entre os membros de um grupo.
A interação é fundamental pois delas emergem signos e sistemas de símbolos que são portadores de mensagens da própria cultura.
Vygotsky
Mediação:É o processo pelo qual a ação do sujeito sobre o objeto é mediada por um determinado elemento
-Instrumentos: Age entre o sujeito e objeto do seu trabalho ,com a função de ampliar as possibilidades da transformação da natureza
Signos: Intrínseco ao indivíduo e tem por função regular e controlar as ações psicológicas do mesmo. Símbolo: Recurso utilizado pelo indivíduo para controlar ou orientar sua conduta,desse modo o indivíduo se utiliza desses recursos para interagir com o mundo Sistemas simbólicos: linguagem
Zona de desenvolvimento proximal
A “região” entre aquilo que o aluno já sabe, daquilo que o indivíduo pode vir a aprender. Desenvolvimento real: Solução independente Desenvolvimento potencial:Solução sob orientação.
O Papel do Aluno Sujeito ativo do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pois é ele que age sobre o instrumento mediador da sua ação. O Papel do Professor É ele que fornece aos alunos os novos signos e sistemas de símbolos. Ele deve adequar suas intervenções ao estilo do aluno e a situação contextual, enfim atuar dentro da ZDP.
Wallon
“Afirma que a afetividade desempenha uma papel fundamental na constituição e funcionamento da inteligência, determinando os interesses e atividades individuais”. Emoção e Afetividade Emoção: Manifestações de componentes subjetivos, com componentes orgânicos Afetividade:Refere-se à capacidade, à disposição do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensações ligados a tonalidades agradáveis e desagradáveis. O professor para atingir seus objetivos deve ter clareza em alguns pontos:
-Confiar na capacidade do aluno
-O