Malhas
Jersey – é tecido com as agulhas a fazerem movimentos verticais.
Felpa – é tecida com dois diferentes. Um fio mais grosso que forma uma argola presente no avesso da malha, e o fio normal utilizado no jersey.
Rib 1x1 – é tecido com as agulhas a fazerem movimentos verticais mas também horizontais para dar mais estabilidade á malha.
Rib 2x2 – igual ao rib 1x1 mas é retirada 1 agulha a cada duas. Ex. De agulhas a tecer: Rib 1x1 IIIIIIIIIIIIIIIIII Rib 2x2 II II II II II II II
Riscador – os cones colocados para tecer a malha são já com o fio tinto e não crú. Vão sendo “puxados” os fios alternadamente.
Quando acaba a cor de uma risca, esse fio é cortado e o tear “puxa” o fio de outro cone.
Jersey c/ lycra – com os cones de fio crú são colocados cones com fio lycra de forma a tecerem juntamente no rolo e darem elasticidade á malha.
1 rolo de malha demora entre 1 a 2 horas a ser tecido. As malhas que têm fios mais grossos demoram menos tempo a tecer. Quanto mais grosso for o fio mais rápido se tece o rolo. Existe um tear que tece a malha “rendadas” - jacquard – neste tear pode-se colocar qualquer desenho, porque ele produz.
Tingimento e acabamento de malhas
A malha passa por vários processos químicos para ser acabada.
Desencolar – Quando a malha é tecida já com os fios tintos tem que ser desencolada, que é basicamente lavar a malha tirando toda a goma que tem.
Sanfor – este é um processo opcional que se faz no final do acabamento. A malha é pessada pelo sanfor para ajustar os encolhimentos e ficar “impecável”. O sanfor aumenta sempre a gramagem da malha.
Termofixar – só lycras vão a termofixar. Este processo serve para esticar / alisar a malha de forma a que esta não enrole quando for estendida no corte. Por vezes também se coloca viscose e polyester para termofixar.
Secadeira – as malhas quando saem dos jet´s molhadas são colocadas nas secadeiras para secar.