America latina: um conjunto de realidades distintas
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
No âmbito de formação academico-profissional, existem cursos específicos de bacharelado em Dança que qualificam profissionais de dança, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo e ainda as licenciaturas em Dança que forma os professores de dança. Estes cursos são vinculados à área de conhecimento das Artes.
A abordagem da dança dentro do contexto da educação física é complementar aos bachareis (ou licenciados) de dança e deve auxiliar, entre outras coisas, no preparo físico para que os profissionais de artes possam atuar. Na educação física a dança é uma atividade física, como a ginástica, que visa promover não só o condicionamento físico, como também o bem estar psicológico e social, que é o propósito de atuação deste profissional. [4]
Ainda no Brasil, a formação para professores e artistas de dança é adquirida nos cursos superiores de dança (bacharelados e licenciaturas) e a profissão é regulamentada pela Lei