A importância do marketing nas pequenas empresas
O Brasil é o terceiro maior País em números de empreendedores, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. É o País com maior número de pequenas empresas registradas como pessoa jurídica na América Latina. A maioria dos empresários abre uma empresa porque constatou oportunidade de negócio e não por necessidade – equivale dizer que são pessoas de visão inovadora, empreendedores qualificados que buscam no próprio negócio a oportunidade para se desenvolver. Segundo Filion ( 2008 ) as chances de sobrevida das empresas aumentam na medida em que existe maior experiência dos negócios, sobretudo no conhecimento do assunto no qual estão se lançando, portanto, diante da realidade do contexto atual, ser um empresário é um desafio constante e só vence aquele que estiver preparado.
A finalidade deste texto é falar sobre o papel do marketing nas pequenas empresas e para começar, ressaltamos que em regra geral, o marketing tem o papel de promover o “dialogo” entre a empresa e o mercado. Dizer que o marketing é apenas para grandes empresas ficou no passado, é um conceito que vem mudando pouco a pouco nos últimos anos e as pequenas empresas vem se utilizando cada vez mais das técnicas do marketing com finalidade de imprimirem diferenciais competitivos e alavancarem a suas vendas e faturamento.
Com esse grande número de pequenas empresas sendo aberto no Brasil, o marketing está ganhando uma visibilidade considerável dentro dos processos de tomada de decisão dos novos empreendedores, que por vezes, não estão capacitados adequadamente para incorporar instrumentos de gestão em geral e de marketing, em particular, pois para compreender as necessidades e desejos dos clientes da presente e futura geração é, de certa maneira, perceber a utilidade do marketing como um norteador de bons negócios a partir da incorporação de valor, e não simplesmente de preço, aos bens e serviços, com correta adequação aos custos envolvidos (produção,