Marketing empreendedor
Patrícia Costa
Prof. Guilherme Pegorini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão de Recursos Humanos (RHU0038) – Prática do Módulo I
20/06/12
RESUMO
Este trabalho apresenta as diferenças do marketing tradicional do marketing empreendedor, podemos entender que o marketing empreendedor é voltado para as pequenas empresas, diferentemente do marketing tradicional que surgiu para ser aplicado em grandes empresas. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.
Palavras-chave: (MPEs) micro e pequenas empresas.
Normalização. NBR 6022.
1 INTRODUÇÃO
Num mercado tão competitivo como o atual existe alguns fatores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado. Os estudos sobre o marketing empreendedor surgiram como reação às dificuldades de aplicação das noções tradicionais de marketing à realidade dos pequenos negócios. As bases do marketing tradicional foram desenvolvidas levando-se em consideração o contexto e a realidade das grandes empresas, enquanto os pequenos negócios apresentam particularidades que dificultam sua aplicação direta. Há de se lembrar que as micros, pequenas e médias empresas não são grandes empresas em miniatura.
O principal diferenciador das micro e pequenas empresas em relação às grandes organizações são sua disponibilidade de recursos (financeiros, de pessoal, infra-estrutura, etc.) e seu potencial de desenvolvimento de capacidades significativamente mais restrito. (Stokes, 2000a; Gilmore, Carson e Grant, 2001). Isto gera sérias dificuldades para que os proprietários dirigentes e empreendedores destas empresas utilizem formas sofisticadas e formalizadas de gestão, como aquelas previstas pelo