Conhecimento, ciência e pesquisa
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Wellington Réus de Araújo
CONHECIMENTO, CIÊNCIA E PESQUISA
CRICIÚMA
2010
1. CONHECIMENTO Conhecimento é algo que se absorve a partir de uma captação sensorial através de informações apresentadas para um determinado fim ou não. Essas informações são compreendidas através do pensamento, raciocínio ou reflexão.
1.1. TIPOS DE CONHECIMENTOS
1.1.1 CONHECIMENTO EMPIRICO Também chamado de senso comum, baseia-se em um saber adquirido através de experiências vividas ou ouvidas no cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para tentar viver bem.
“A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.” (Convite à Filosofia; CHAUÍ, Marilena).
1.1.2 CONHECIMENTO MITICO Explicar os fenômenos da natureza através de representações sobrenaturais que não são logicamente raciocinadas nem resultantes de experimentações científicas. "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 14.)
1.1.3 CONHECIMENTO TEOLÓGICO Fundamenta-se na fé, usa a dedução, parte da compreensão e aceitação de uma divindade.
1.1.4 CONHECIMENTO FILOSÓFICO Busca os "porquês" de tudo que existe, é racional, e seu objetivo de busca é a verdade.
1.1.5 CONHECIMENTO CIENTÍFICO Também é racional, mas utiliza-se de experimentos, comprovações e induções. Está sempre em mudança, pois uma nova verdade vem para reprovar ou aperfeiçoar a verdade da outra.
"Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo absoluto ou final e, por este motivo, é