Gestão de projeto
O que é gestão de projetos?
Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para garantir o sucesso de um projeto.
Gerenciar um projeto engloba desde o nascimento até a finalização do mesmo, passando pelos processos de planejamento, execução e atividades de controle.
A maioria de nós já coordenou algum projeto ao menos uma vez. É possível que um projeto tenha sido gerenciado apenas utilizando o bom senso e boas praticas herdadas de colegas, e outros projetos podem ter sido gerenciado apenas usando ferramentas com o Project da Microsoft ou técnicas adequadas para cada uma das fases.
Segundo estudo do PMI (Project Management Institute – instituto de gerenciamento de Projetos) existe um conjunto de processos e técnicas mundialmente usado, e aceito como um padrão razoável para se aplicar em projetos dos mais diferentes tamanhos e tipos, e é considerado como um conjunto moderno de técnicas de gerenciamento de projetos. Esse conjunto é estruturado em cinco fases: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
Aplicando essas técnicas é possível aumentar significamente a possibilidade de o projeto atingir os objetivos para o qual ele foi criado, dentro do prazo que foi estabelecido, e dentro do custo estipulado. Isso é um grande beneficio, sendo que a maioria dos projetos termina com atrasos e com os custos além do que foi previsto.
O PMI organizou os processos em nove áreas do conhecimento. A gestão do escopo trata de todos os processos necessários para que se inicie o projeto, planeja o escopo do projeto, defini como as alterações no escopo serão tratadas ao longo do projeto e controla o escopo além de outras atribuições.
A gestão de custos, que é outra área, cuida de realizar as estimativas de custos, criação de orçamentos, técnicas de controle dos custos do projeto, entre outros.
Outra área é o gerenciamento de riscos do projeto, que envolve a identificação, classificação e