Meio ambiente
As empresas vivem em um cenário cada vez mais competitivo, assim como existem diferentes formas de ver o mundo, tanto por parte das pessoas, dos governos, e das próprias empresas. Neste cenário, apresentam-se inúmeros desafios para que um negócio possa prosperar, assim, cabe a cada empresário pensar de forma única, inteligente e, devemos também dizer, estrategicamente, pois, os hábitos das pessoas e o mundo estão mudando de forma veloz, muito veloz a cada dia.
Em nosso curso, abordaremos como o pensamento estratégico pode assumir uma característica positiva, tanto para empresas, quanto para o mundo em si, pois se apresenta hoje como uma oportunidade de mercado e também de auxiliar na preservação do meio ambiente. Que as empresas voltem seus esforços estratégicos para uma orientação ambiental.
Nesse sentido, cabe a cada empresário observar que há uma porta que, como na imagem acima, pode estar aberta e que a oportunidade pode ser abraçada. Ao mesmo tempo, vislumbrar que há formas de agir nesse cenário, afinal, o mundo está precisando que as empresas compreendam seu papel na preservação ambiental e, ao mesmo tempo, as empresas podem aferir vantagens competitivas ao preservar o mundo!
Assim, vamos começar nossa jornada pelo pensamento estratégico, definindo o que é estratégia nas empresas.
A Estratégia Empresarial
O termo estratégia pode ser definido das mais diferentes formas, desde as mais técnicas até mais práticas, e vinculadas com a natureza das diferentes organizações.
Para Chandler (1962), estratégia é a determinação de metas básicas em longo prazo e de objetivos de uma empresa, bem como da adoção de linhas de ação e aplicação de recursos necessários para que sejam alcançados esses objetivos. Ansoff (1990), por outro lado, define a estratégia como um dos vários conjuntos de regras de decisão para orientar o comportamento de uma organização.
Diante dessa orientação, fica