Resenha marketing para empreendedores
Empresas nascem sempre com um determinado fim, seja prestar serviços seja confeccionar produtos, com o intuito de satisfazer os públicos – alvos e gerar renda.
Portanto é de suma importância que seja definido a identificação das diferenças entre serviços e produtos, para então ser delineado um planejamento.
Um produto em seu conceito é o resultado de um processo produtivo, assim afirma Christopher Lovelock e Lauren Wright (2005, p. 16), “Todo produto [...] é a produção central de qualquer tipo de indústria”. Porém um produto não é apenas um bem físico, mas sim uma expectativa de algum desejo ou necessidade, sendo assim um produto deve sempre valer o seu investimento pago, compreendendo nele conjuntos de característica e diferenciações que irão induzir o cliente a compra.
Já serviços é o que determinará a escolha do fornecedor pelo consumidor, ou seja, prestar um serviço ao cliente é executar os meios possíveis para garantir que o cliente se sinta satisfeito, aí cabe o desenvolvimento de uma pesquisa para conhecer o consumidor. Vale ressaltar que:
“Estudar o consumidor significa pesquisar. Pesquisar seus mecanismos de aceitação e seus bloqueios, sua forma de ser, de pensar, de agir e de reagir. Pesquisar o consumidor é também tentar colocá-lo num segmento específico da população chamado consumidor, ao qual se pretende atribuir características próprias e peculiares.” (KARSAKLIAN, 2011, P.16).
Organizações que oferecem produtos e serviços ao cliente necessita compreender o que motiva os indivíduos, o que é buscado pelos públicos-alvo, o que o mercado em si oferece, quais as diferenciações que levam a satisfação dos desejos, assim, não se trata de somente de uma comercialização, mas sim da resposta a uma expectativa , afinal a melhor propaganda que empresa pode ter é aquela realizada pelos seus clientes satisfeitos. Descobrir oportunidades e desenvolvê-las é uma arma estratégica extremamente importante no