memórias de um sargento
Leonardo e Maria viajavam de Lisboa para o Rio de Janeiro,no mesmo navio, e lá se apaixonaram,logo após casaram e tiveram um filho cujo nome foi dado Leonardinho,que desde pequeno era manhoso e arteiro.Com o passar do tempo Maria começou a ter casos com outro homem,até que um dia seu marido descobriu,e deu-lhe uma surra,Maria acabou assim fugindo de casa com seu amante o capitão de um navio,para Lisboa, deixando para trás seu filho.
Leonardinho ficou então aos cuidados de seu padrinho,um barbeiro que passou a estimar o menino,planejou fazê-lo padre,iniciou sua escrita e leitura muito precários, e sua madrinha sempre o visitava.O menino não passava se quer um dia sem levar uma palmatória na escola,e quando passou a ir sozinho,começou a faltar ás aulas eia para a igreja se encontrar com Tomás e bagunçar.Começou a imaginar a facilidade que teria em aprontar se virasse coroinha como Tomás, e logo foi pedir ao padrinho que com muito gosto se alegrou pelo interesse.Mas logo o menino foi expulso por aprontar demais. Já crescido o rapaz levava uma vida de vadio,ele e seu padrinho passaram a frequentar a casa de D. Maria,cuja sobrinha era Luisinha a qual Leonardinho se apaixonou.
Ele com suas intenções com Luisinha,apareceu um rival,José Manuel,sua madrinha tomou parte e inventou uma mentira pra que José Manuel não conseguisse ficar com Luisinha.Nesse tempo seu padrinho morre e Leonardinho foi viver com seu pai,que acabou se casando com a filha da comadre,Leonardinho não se dava muito bem com a madrasta,certo dia se envolveu em uma briga com ela e seu pai tomou parte e o ameaçou com uma espada,feito isto Leonardinho fugiu para a rua.
Depois de muito andar encontrou-se com Tomás e uns amigos,entre eles Vidinha,moça que lhe despertou uma nova paixão.Foi ele viver na casa deles,lá viviam duas senhoras uma tinha três filhos homens e a outra três filhas mulheres,Tomás namorava uma delas e Vidinha era a paixão dos outros dois rapazes,mas