Feudalismo
Feudalismo teve origem a partir das invasões bárbaras (germânicas) ao império romano do ocidente (Europa) no século IV
Principais características
As características gerais do feudalismo são: economia a monetária e sem comércio onde predomina a troca (escambo), poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
Países
Inglaterra, França e Germânia (dos séculos X ao XIV)
Economia Feudal
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
Organização da sociedade feudal
A nobreza (os senhores feudais)
O clero (a igreja)
Os servos da gleba
(os camponeses) e os vassalos Religião
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
Resumo
O feudalismo foi uma forma de organização política e social baseada nas relações entre os servos e seus donos, o poder era descentralizado, a agricultura de subsistência, o trabalho servil e a economia era baseada no escambo (troca). Foi bastante usada na Europa durante a Idade Média, e teve origem no Império de Roma.
Na Idade Média a sociedade era essencialmente agrária, as maiores riquezas