memorial
A história da educação brasileira
Nesta disciplina eu pesquisei vários processos que marcaram a historia do Brasil.
Encontrei fatos relacionados a questão educacional dos anos passados. A educação brasileira de hoje mudou muito comparando a dos anos passados. Antes os alunos eram selecionados para entrar em um centro educativo, eram eles os brancos, filhos de fazendeiros, de senhores de engenho, de portugueses, ou seja, filhos dos poderosos, já os negros não tinham direito de frequentar a escola e os índios só frequentava os obedientes.
Isso me chamou muito atenção, pois como as pessoas pobres e negras não poderiam estudar sendo que o direito educacional é para todos. A falta de interesse em torná-los cidadãos formados e capacitados, enquanto os filhos de poderosos estavam se transformando em futuros governantes do país.
Durante o golpe militar, caso os pobres quisessem estudar tinha que ser em escola diferente da dos ricos. As escolas passaram a ter regras de organização, sendo elas: os meninos entravam por um portão e as meninas por outro, ficavam em diferentes pátios, e quando tocava o sinal, era obrigação deles fazerem filas começando do menor para o maior e em silêncio.
Os alunos não podiam dar nenhuma opinião e muito menos criticar algo. Portanto eu não concordo com a medida da ditadura militar, transformando as escolas em escolas gaiolas, sendo que é um lugar onde as crianças e adolescentes aprendem a cultura já produzida, aprendem a conviver com o próximo, vivenciar valores, sentimentos e sonhos, enfim a escola é um lugar de aprendizagem, onde todos se educam e são educados.
Na minha escola são bem diferentes, os alunos criticam e opinam em o que quiser, e isso é muito importante para o andamento da educação.
É um centro educacional que está sempre de portas abertas para qualquer tipo de aluno, seja ele branco, ou negro pobre ou rico, todos tem o direito de frequentá-la. Portanto eu percebi que mudanças sempre ocorrem na sociedade e é