memorial de leituras
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
MICHELLE DOS SANTOS SILVA
PEDAGOGIA, 1º SEMESTRE
PROF.ANDRÉA BETÂNIA
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO
Meu nome é Michelle dos Santos Silva, tenho 27 anos. Estou cursando o 7º semestre no curso de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia. Cursei também o curso de Direito, mas tranquei no 5º semestre, conquistada pelo idealismo da Educação. Sou paulista, porém moro em Salvador a 14 anos, ou seja, sou baiana também. Vou contar um pouco da minha trajetória de leituras escolares, acadêmicas e leituras de mundo de maneira geral.
Busco trazer situações cotidianas da minha infância até os dias atuais que me ajudaram na formação não só como futura professora, mais também como sujeito com identidade em formação. Visto que o ser humano é obra inacabada que sempre está em crescimento espirito-intelectual.
Esse memorial traz leituras não só de livros, mais também de músicas, filmes e poesias, tentando mostrar o mais próximo possível a Michelle além dos muros da Universidade, já que a própria proposta de memorial ultrapassa-os. Uso uma linguagem em primeira pessoa informal e divertida, buscando o diálogo com o leitor. Trago trechos de músicas e poesias além de fotos do meu arquivo pessoal, afim de dar vida a alguns momentos. Optei por não dividi-lo em capítulos, porque trago aspectos de muitos momentos da vida sem seguir uma cronologia exata.
Espero que a sua leitura seja tão prazerosa quanto foi a minha escrita. Vamos começar?
2. DANDO VIDA AS PALAVRAS...
Desde quando me entendo por gente, nunca fui muito de ler. Muito embora, meus pais sempre me estimulassem. Por isso não acredito muito que o ambiente definia totalmente o sujeito, mais essa é uma discursão Vygostskyana não é para agora. Um dos momentos mais felizes de minha infância era lá pelos 5, 6 anos, minha mãe sempre me contava histórias dos Contos de Fadas. Ler eu não gostava, gostava de escutar ela