Memorial de leitura
Município Juazeiro
LEITURAÇÃO
INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA
MEMORIAL DE LEITURA
Juazeiro - BA
2010
MARIA ELZA DA SILVA LANTYER BATISTA
MEMORIAL DE LEITURA
Memorial apresentado como parte integrante da formação do LEITURAÇÃO
Sob a orientação da formadora: Denise Dias de Carvalho Souza
Juazeiro - BA
2010
DEDICATÓRIA
Dedico este memorial:
A meu esposo Jose Leopoldo Lantyer Batista, meu presente, sem ele nenhum sonho seria possível ou valeria a pena.
A minhas filhas Vanessa da Silva Lantyer Batista, Fernanda da Silva Lantyer Batista e Neuza da Silva Lantyer Batista, as quais dedico minha vida.
Ao meu pai Pedro Silva (In Memória) e minha mãe Zilda Ferreira da Silva que um dia sonharam e hoje compartilham este importante momento comigo.
A Paulo Freire, o verdadeiro imortal da educação do Brasil e do mundo por seu amor e compromisso com os homens.
AGRADECIMENTOS
Gostaria de agradecer: A professora Denise Dias de Carvalho Souza, minha orientadora que abriu meu olhar para uma melhor atuação diante da leitura, interpretação e raciocínio, facilitando meu entendimento com a linguagem matemática, o meu eterno agradecimento. A diretora da escola que leciono Linda Maria Mattos Viana, pela compreensão diante da minha ausência nos dias de curso. Aos colegas por me acompanharem nesta caminhada, me dando apoio e força para acompanhar e finalizar o curso.
MENSAGEM
Hoje, nas escolas, a leitura e a escrita é passada de forma obrigatória, cansativa, as redações e os livros indicados para leitura são impostos pelos professores com uma nota já especifica, e o sentimento de obrigação nos alunos torna-se um dever cansativo e desprazeroso. Para sairmos da linha padrão da leitura e escrita imposta pela escola é preciso inovar e procurar leituras prazerosas. A leitura e a escrita, sendo elas usadas de forma prazerosa, serve para o individuo colocar no papel toda sua expressão diante do mundo e