Memorial de aires
1. Julgue VERDADEIROS os itens que contêm afirmação correta, e FALSOS aqueles em isso não ocorre.
00 – No período romântico brasileiro, os aspectos estéticos e os históricos ligaram-se de modo especialmente estreito e original: entre nós, o Romantismo deu expressão à consolidação da independência, à afirmação de uma nova Nação e à busca das raízes históricas e míticas de nossa cultura — características que se encontram amplamente na lírica confidencial de Álvares de Azevedo e de Casimiro de Abreu.
11 – Olavo Bilac e Alberto de Oliveira representam um estilo de época de acordo com o qual poesia deve sustentar-se enquanto forma bem lapidada, cuja matéria-prima é um vocabulário raro, numa sintaxe elaborada, mas não pode afastar-se das tradições e das crenças populares, sem as quais não se enraíza culturalmente.
22 – Castro Alves pode ser considerado um poeta mais ligado à estética realista do que ao Romantismo, pela linguagem contundente com que analisa os problemas sociais da época.
33 – Os romances de Aluísio Azevedo mostram um evidente interesse social e humano de seu autor, capaz de dar vida a agrupamentos em que se dilui o caráter das personagens, numa visão fatalista das forças naturais que pesam sobre o homem.
44 – Os críticos apontam uma fase inicial em Machado de Assis, cujos romances, como Iaiá Garcia e A mão e a luva são considerados ainda mais ligados à estética romântica, tendo esse autor firmado o ideal realista a partir de Memórias póstumas de Brás Cubas.
2. Julgue VERDADEIROS os itens que contêm afirmação correta, e FALSOS aqueles em isso não ocorre.
00 – Memórias de um Sargento de Milícias é um romance que se enquadra cronológico e ideologicamente na estética realista, opondo-se ao ideário romântico, particularmente no que concerne ao seu final, à construção da personagem feminina e