Algoritmos
FUNDAMENTOS DE ALGORITMOS
MARINGÁ, 29 DE OUTUBRO DE 2012
Introdução
A linguagem C é uma linguagem de alto nível, criada em 1972 por Dennis Ritchie na AT&T Bell Labs. C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. O C é uma linguagem de propósito geral, sendo adequada a programação estruturada. É normalmente utilizada para escrever compiladores, analisadores léxicos, bancos de dados, etc. As principais características dessa linguagem são, a confiabilidade, geração de código eficiente, confiabilidade, regularidade e a facilidade de uso.
Estrutura da linguigem C:
Assim como grande parte das linguagens de programação precisa de uma estrutura básica para ler e compilar seus algoritmos. No caso da linguagem C, essa estrutura é a seguinte:
Main()
{
}
onde o “main()” representa a raiz do programa e as chaves “{” “}” onde o programa inicia e finaliza. O algoritmo deve então ser escrito entre as chaves.
Tipos de Dados: * Inteiros (int): São usados para armazenar valores numéricos inteiros. Existem alguns tipos de dados inteiros como: * int: pode possuir 16 bits, 32 bits ou 64 bits; * short int: deve ter tamanho de no mínimo 16 bits e não pode ser maior que int; * long int: deve ter tamanho mínimo de 32 bits; * long long int: deve ter tamanho mínimo de 64 bits. Todos esses tipos de inteiros podem ser precedidos da clausula unsigned, fazendo com que a variável só suporte valores positivos. * Literais (char): utilizado para armazenar caracteres, ocupa 1 byte, ou seja, o programa reserva 8 bits na memória para armazenar um valor. * Reais (float): utilizada para armazenar valores decimais, inteiros ou com pontos flutuantes (números que são muito pequenos ou muito grandes). * Double: utilizado para armazenar pontos flutuantes com o dobro de precisão, normalmente tem o dobro da