Membrana plasmatica
A membrana plasmática, consiste em um envoltório composto por fosfolipídios e proteínas encontradas em todas as células vivas, tanto de seres procariontes quanto em eucariontes. Esta membrana é composta por uma dupla camada de fosfolipídios, que apresentam os seus grupos polares voltados para as faces externa e interna, ou seja, opostos, e os grupos apolares adjacentes. No meio da matriz lipídica são encontradas moléculas de proteínas, com grande capacidade de movimentação e deslocamento, apresentando significativa importância na retenção e no transporte de outras moléculas através da membrana plasmática, tarefa que realiza de forma seletiva.
As substâncias que são lipossolúveis transpõem a membrana passando diretamente pela dupla camada lipídica. O restante das substâncias é transportado pelas moléculas protéicas, do meio externo para o meio interno. Íons e pequenas moléculas hidrossolúveis, até mesmo a própria água, atravessam a membrana por meio de diminutos canais compostos pelas moléculas de proteína. Esta estrutura da membrana protéica é chamada de mosaico fluido. Em diversos tipos celulares são observadas moléculas de glicoproteínas na superfície da membrana plasmática, responsáveis por reter outras moléculas menores para, posteriormente, adentrar no espaço intracelular.
Mitocôndria: As mitocôndrias são organelas presentes no interior das células animais, mais especificamente no citoplasma. As mitocôndrias exercem uma importante função nas células: são elas que realizam o importante processo de respiração celular.
Cloroplasto: é a organela onde se realiza a fotossíntese.
Plasmodesmos: possibilita a troca de moléculas de informação, funcionais e estruturais.
Peroxissomos: está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio, uma substância tóxica que necessita ser degradada.
Ribossomos: são organelas celulares presentes em todo o citoplasma de células eucariontes quanto procariontes. tem como função