O abdômen
O abdômen é composto basicamente por cinco músculos: oblíquo externo, oblíquo interno, transverso abdominal, reto abdominal, piramidal.
• Oblíquo externo: é o mais externo, cobrindo as laterais abdominais. É um quadrilátero, irregular que se origina no rebordo costal das oitavas costelas, projetando-se para frente e para baixo se inserindo nas porções anteriores da crista ilíaca e dos músculos reto abdominais. Suas fibras possuem uma direção oblíqua para baixo e para o meio.
• Oblíquo interno: é um músculo de forma triangular e menor e mais delgado que o externo que o cobre. Origina-se do ligamento de Poupart ou ligamento inguinal e internamente a crista ilíaca. Os dois terços abaixo da inserção deste músculo é encontrado comumente, inseridos com as fibras do oblíquo externo e abaixo do transverso abdominal,na linha alba.O terço superior insere-se por dentro das últimas seis costelas. Suas fibras possuem uma direção transversa, cruzando o abdome inferior.
• Transverso abdominal: é delgado e triangular com suas fibras dispostas horizontalmente. Ele se dispõe sobre o oblíquo. Origina-se no ligamento inguinal, porção interna do íleo, fascia lombar e porção interna das cartilagens das últimas seis costelas. Insere-se dentro da linha alba, atrás do reto abdominal. Suas fibras possuem uma direção horizontal, superiormente, e oblíqua em direção ao púbis, inferiormente.
• Reto abdominal: é longo e delgado. É atravessado por três tendões que os intersecciona, chamado de linhas transversais. Os reto abominais são encobertos por uma aponeurose formada pelas fibras dos três músculos laterais