Matrix E O Mito Da Caverna Na Visão De Platão
Seqüência de Atividades I
A Qualidade na Prestação do Cuidado em Saúde
Maria Christina Fekete1
Apresentação
O termo cuidado em saúde tem interpretação pouco precisa, tal como ocorre com o conceito de qualidade. Assim sendo, tratar da qualidade do cuidado em saúde constitui-se num grande desafio, na medida em que a compreensão de seu significado depende de um conjunto de fatores que derivam de princípios científicos, expectativas individuais e valores sociais.
Neste sentido, a qualidade não pode ser avaliada ou julgada apenas em termos técnicos pelos profissionais de saúde. É preciso reconhecer as preferências individuais e sociais, buscando equacioná-las na garantia da eqüidade.
A qualidade do cuidado é um conceito que agrega muitos componentes, dentre os quais destacam-se: acessibilidade, eficácia, eficiência e oportunidade.
Considerando-se que, no âmbito da saúde, estes componentes têm tido diversas interpretações, precisar-se-á adiante seu alcance, sem pretender que o entendimento dado seja aceito como única alternativa possível, mas deixando claro o significado dos conceitos emitidos.
Cabe ainda referir o contexto em que serão abordados, neste artigo, os aspectos do cuidado em saúde: o trabalho das equipes que atuam no Programa de
Saúde da Família. Este trabalho implica na atenção direta aos indivíduos, famílias, grupos sociais e ambiente (natural e social), visando solucionar problemas e satisfazer necessidades prioritárias. Para tanto, requer a elaboração de uma programação que compreenda as ações destinadas a determinar, com certa racionalidade, o tipo, número e destino dos serviços de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação. Compreende, ainda, a definição das atividades gerenciais necessárias ao desenvolvimento dessas ações.
1
Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – NESCON/FM/UFMG
51
A