Matrix e o mito da caverna na visão de platão
O Mito da Caverna assim como o filme de Matrix tenta nos mostrar uma realidade a qual não conhecemos ou ainda não acreditamos. Matrix é um programa que simula a realidade virtual em que vivemos. Sócrates, grande filósofo grego, assim como Neo, o personagem do filme Matrix, tentava despertar os outros sobre a realidade. Sócrates e Neo questionavam o sistema que o cercavam e tentavam despertar os outros para que acordassem para a realidade. Neo, sempre procurava conhecer a si mesmo, como falava Sócrates “conhece-te e ti mesmo”. Neo tinha certeza que algo estava errado, mas não sabia o que era. Esse momento foi percebido quando ao conversar com os amigos ele disse: - Já teve a impressão de não saber se está sonhando ou está acordado? Outra parte que nos leva e lembrar de Platão foi quando ao pegar o disket dentro de um livro falso, na capa estava escrito “ SEMILACROS”, uma referência de Platão às imagens que nos cercam.
No Mito da Caverna, pessoas eram acorrentadas desde o seu nascimento de modo que não podiam se mexer ou observar o que se passava ao redor. De costas para o mundo real, vendo somente sombras da realidade refletidas em uma parede por uma fogueira onde escutavam sussurros ao fundo. Um dia, uma dessas pessoas, Sócrates, consegue se libertar e descobre um mundo que não conhecia e pensava não existir. Sócrates conheceu a realidade e descobriu que tudo que vivera fora engano. Quando pensou em voltar à caverna ficou apreensivo sobre o que os outros iriam pensar quando descobrissem que o mundo onde vivera desde o nascimento não era real e que a realidade está fora da caverna e longe das correntes e muros. Todos iriam pensar que estava louco e Sócrates não saberia qual a reação dessas pessoas.
No filme, assim como no Mito da Caverna descrito por Platão, os seres humanos não têm a noção da realidade e descreve a caverna de forma diferente, mas com a mesma ideologia. Pessoas eram cultivadas por máquinas onde