MEMBRANA CELULAR transporte
Muitas das substâncias (gases, íons, açúcares,
etc.) dissolvidas em nosso compartimento intracelular ou extracelular podem atravessar a membrana celular e passar de um compartimento a outro.
Existem várias formas através das quais as
diversas substâncias podem atravessar a membrana celular. As principais e mais bem conhecidas são:
TRANSPORTE
Difusão Simples
Neste tipo de transporte a substância passa de um meio a
outro (do intracelular para o extracelular ou do extracelular para o intracelular) simplesmente devido ao movimento aleatório e contínuo da substância nos líquidos corporais, devido a uma energia cinética da própria matéria. Em tal meio de transporte não ocorre gasto de ATP intracelular nem ajuda de carreadores.
Exemplo: Gases como oxigênio ou dióxido de carbono atravessam a membrana celular com grande facilidade, simplesmente se dissolvendo na matriz lipídica desta membrana (oxigênio e dióxido de carbono são lipossolúveis). TRANSPORTE
Difusão Facilitada
A substância se utiliza também de seus movimentos aleatórios e
contínuos nos líquidos corporais e passa também de um lado a outro da membrana celular, porém, por ser insolúvel na matriz lipídica (não lipossolúvel) e de tamanho molecular grande demais para passar através dos diminutos "poros" que se encontram na membrana celular, a substância apenas se dissolve e passa através da membrana celular ligada a uma proteína carreadora específica para tal substância, encontrada na membrana celular.
Em tal transporte também não há gasto de ATP intracelular.
Exemplo: A glicose, importante monossacarídeo, atravessa a membrana celular de fora para dentro da célula (do meio de maior concentração para o meio de menor concentração de glicose) ligada a uma proteína carreadora específica para glicose.
TRANSPORTE
Transporte Ativo
A substância é levada de um meio a outro através da membrana
celular por uma proteína carreadora que é capaz, inclusive, de transportar esta