Transporte de Solutos Através das Membranas Celulares.
FISIOLOGIA VEGETAL
TRANSPORTE DE SOLUTOS
ATRAVÉS DAS MEMBRANAS
CELULARES
1) ESTRUTURA DAS MEMBRANAS CELULARES:
A) Estrutura básica: 40%-50% de lipídios e 60%-50% de proteínas. Bicamada lipídica (Fosfolipídios, mais abundante e esteróis – principalmente estigmaesterol) embebidas com Proteínas Globulares, que se estendem através da membrana lipídica e sobressaem de ambos os lados. B) Proteínas Integrais:
B1.) Proteínas Globulares : apresentam duas porções :
Porção Hidrofóbica: embebida dentro da bicamada
Porção Hidrofílica: de cada lado da membrana
B2) Proteínas Periféricas : ligadas a algumas proteínas que, atravessam membranas e se projetam para a superfície interna.
C) Cadeia de Carboidratos (superfície externa): são, principalmente, glicoproteínas e formam uma “capa” na superfície externa (eucarióticas) e importantes nos processos de ADESÃO célula-célula e no
“RECONHECIMENTO” de moléculas (Hormônios, vírus, antibióticos) que interagem com a célula.
2)CONFIGURAÇÕES BÁSICAS:
Estrutura Simples em forma de bastonetes: constituída de alfa hélice embebida no interior hidrofóbico, com porções hidrofílicas se projetando para os lados interno e externo. Estrutura Complexa (terciárias e quaternárias):
Resultam de repetidas “passagens” através da membrana
(série de alfa hélices).
OBS. Os Lipídios são de natureza impermeável e fluido e as proteínas que estão “ancoradas” e podem se deslocar nos mesmos, são responsáveis pela maioria das funções da membrana.(MOSAICO FLUIDO)
3) OUTRAS FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS
NAS MEMBRANAS
A- TRANSDUÇÃO DE ENERGIA (mitocôndrias e cloroplastos) – algumas são ENZIMAS que catalisam reações associadas às membranas e outras são TRANSPORTADORAS envolvidas com movimentos de moléculas específicas para dentro e para fora da célula ou organela.
B- RECEPTORES - recebem ou traduzem sinais químicos do ambiente intra e extracelular
4) TRANSPORTE DE SOLUTOS.