Mem Ria Atrav S Da Bola
A sociedade engloba diversos valores, costumes e tradições que são vividos pelos habitantes. E como a sociedade precisa ser englobada por todos, nada melhor do que o futebol, pois consegue unir diferentes classes e pessoas.
A exposição “Itaborahy, a memória através da bola”, mostra, por meio do futebol, fatos sociais vividos em Itaboraí e registrados por documentos e relatos históricos as diferentes épocas do futebol. É interessante o fato de que o futebol é comum em diversas culturas e regiões e principalmente que está presente na memória da sociedade itaboraiense.
Com um passado não muito distante o futebol pode influenciar em vários acontecimentos sociais como também na valorização de alguns princípios e valores da sociedade .
Assim como o futebol esta preservado em nossa memória, é importante também que guardemos na memória a nossa cultura afim de que ela seja preservada.
História de Itaboraí:
Por volta do ano 1000, povos de língua tupi procedentes dos vales dos rios Madeira e Xingu, na margem direita do rio Amazonas, invadiram a maior parte do atual litoral brasileiro, expulsando seus habitantes anteriores, falantes de línguas pertencentes ao tronco linguístico macro-jê, para o interior do continente. No século 16, quando os portugueses chegaram à região da baía de Guanabara, esta era ocupada por um desses povos tupis: os tupinambás, também chamados tamoios.10Os índios tamoios que habitavam a região da atual Itaboraí foram reunidos no aldeamento jesuíta de São Barnabé.11
Ao mesmo tempo, a região começou a ser ocupada por colonizadores portugueses, que, nela, implantaram engenhos de açúcar baseados no trabalho escravo de índios e negros. Em 1612, foi construída uma capela dedicada a santo Antônio. Em 1672, foi inaugurada a capela de São João Batista. Em 1696, foi fundada a freguesia de São João Batista de Itaboraí. Em 1697, foi fundada a vila de Santo Antônio de Sá.
De 1700 a 1800, a freguesia de São João de Itaboraí apresentou um