Melhores marketeiros políticos da história
A campanha racista e nazista e o discurso liberal de um candidato negro.
Marketing político é o segmento específico dentro da comunicação mercadológica voltado para o ambiente político que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação à um candidato através de suas propostas e projetos.
A propaganda é uma tentativa de influenciar a opinião e a conduta da sociedade, que ao expressar uma ideologia, manifesta-se politicamente.
Duas campanhas que fizeram sucesso na história foram a de Adolf Hitler com seu regime nazista e a recente campanha liberal do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com ajuda de seus estrategistas Joseph Goebbels e David Axelrod, respectivamente. Fazer com que milhões de pessoas sigam uma ideologia não é tarefa fácil e exige muita inteligência e persuasão da parte desses marqueteiros.
Paul Joseph Goebbels, figura chave do regime nazista, é alemão, nascido em Berlim. Foi nomeado Ministro do Povo e da Propaganda do governo Nazista graças aos seus belos textos e seu perfil fervoroso exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação. Admirável, não por sua ideologia, mas pela sua capacidade de fazer um único líder mobilizar uma nação por uma causa nada convencional. Criou o cumprimento “Heil Hitler”, que mais tarde desempenhou o papel de cumprimento entre alemães seguidores da ideologia, que até hoje é usado por muitos metaforicamente.
A propaganda nazista foi o principal instrumento de ascensão e um dos principais pilares de sustentação do regime de Hitler.
É verdade que a arte de convencer pela palavra é bem antiga. Napoleão Bonaparte, por exemplo, dizia: “Para ser justo, não é suficiente fazer o bem, é igualmente necessário que os administrados estejam convencidos”. No entanto, foram Goebbels e Hitler, juntos, que utilizaram com o maior sucesso as técnicas de controle da opinião pública, usando a propaganda de forma