historia
01-Não venda seu voto.
”Voto não tem preço. Tem consequências”. Político que compra votos não é honesto e , consequentemente, não será honesto depois de eleito, aí não adianta mais reclamar! Não aceite dinheiro, presentes, materiais de construção, consultas ou promessas de emprego em troca do seu voto. Pense bem: por um benefício momentâneo você pode acabar contribuindo para eleger um político sem ética e sem compromisso com a sociedade e a classe trabalhadora que vai prejudicar a você e a todos por, no mínimo, quatro anos!
02-Não vote nulo ou em branco.
Você sabia que quando vota nulo ou em branco você pode contribuir para que um candidato ruim preencha uma vaga com um número menor de votos necessários? Sim, porque esses votos são tirados da contagem de votos válidos e, como consequência, o quociente eleitoral fica mais baixo, sendo preciso menor número de votos para eleger os candidatos que ocuparão as vagas previstas.Assim sendo, o que deveria ser uma forma de protesto se transforma em omissão e pode favorecer quem você menos queria. É boato: Espalhou-se no Brasil um boato de que o voto nulo seria capaz de invalidar todo um processo eleitoral. No caso, se mais da metade dos eleitores votassem nulo, deveria acontecer um novo processo eleitoral formado por outros candidatos. Na verdade, isso só aconteceria se os votos nulos fossem em consequência de alguma fraude comprovada, como previsto em lei.
03-Investigue o passado dos candidatos
Antes de escolher seu candidato você DEVE investigar a vida pública e privada dele: o que fazia antes de se candidatar, seu histórico como cidadão, sua idoneidade, seus valores e se defende as causas do trabalhador. Procure conhecer o passado, as ideias e valores do candidato ou candidata. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas simplesmente não