melhoramento genetico
Biologia
melhoramento genético escola: Maria do Carmo Ricci Vom Zuben
MELHORAMENTO GENÉTICO
O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais que visa aumentar a frequência de alelos favoráveis em uma população animal ou vegetal. A partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade. Para que seja iniciado um programa de melhoramento é necessário haver variabilidade genética na população, e o progresso do programa será maior tanto quanto for maior essa variabilidade.
O melhoramento genético de vegetais é área de conhecimento da agronomia (culturas e fruticultura) e á engenharia florestal (árvores). O melhoramento genético de animais é área da zootecnia. O processo de melhoramento é contínuo, uma vez que o animal é melhorado visando atender ás exigências do mercado consumidor e do sistema produtivo, como as exigências do mercado variam assim como o desenvolvimento de tecnologias otimiza o sistema de produção os objetivos de um programa de melhoramento devem ser atualizados.
O melhoramento genético aumenta a eficiência produtiva dos seres vivos, utilizando as técnicas de seleção e cruzamento. Mais recentemente ferramentas moleculares estão disponíveis, possibilitando a "MAS" que vem do inglês "seleção assistida por marcadores moleculares".
Em animais, o desempenho animal é função da ambiência, da nutrição e da genética. A eficiência de produção animal se desenvolve á medida que esses três fatores se desenvolvem. APLICAÇÕES
Já existem diversas tecnologias desenvolvidas no brasil nas areas de reprodução, alimentação, sanidade e manejo, disponíveis para a ovinocultura de corte. Entretanto, apesar de não estarem sendo usadas de forma massiva, essas tecnologias até o momento não promoveram maiores impactos na produtividade da atividade. Um dos principais motivos dessa ineficiência está nos grupos genéticos para os quais esta ferramenta estão sendo direcionadas. Para que a ovinocultura