coco verde
O coqueiro é considerado a árvore da vida, dada a grande gama de produtos e subprodutos que podem ser obtidos da planta.
O consumo da água de coco verde no Brasil é crescente e significativo. A demanda é suprida pelo comércio do fruto e, principalmente, pela extração e envasamento da água, o que envolve pequenas, médias e grandes empresas.
Nome popularda fruta: Coco (coco da baía).
Nome científico: Cocus nucifera L.
Origem: Ásia.
Fruto
O coco possui uma camada externa grossa e fibrosa (casca). A água de coco (endosperma líquido) preenche a cavidade central do fruto,encerrado pela copra ou polpa (endosperma sólido). Em seu estado natural, a água é estéril (sem presença de microrganismos – fungos, bactérias etc.) e é utilizada como isotônico natural.
O coco verde possui maior quantidade de líquido que o maduro (ou coco seco) e tem polpa tenra. O sabor da água de coco é doce e levemente adstringente. Suas características são influenciadas, principalmente, pela variedade e o estágio de maturação do fruto, bem como pelas práticas agronômicas empregadas na lavoura (adubação, irrigação etc.) e condições climáticas.
Planta
O coqueiro é uma planta da família Palmae (palmeira), introduzida no Brasil em 1553 pelos portugueses. Três variedades de coqueiro são exploradas no país:
Coqueiro gigante. Planta de porte alto, atingindo cerca de 35 metros de altura. Sua finalidade principal é o fornecimento de polpa (copra) para a indústria de derivados de coco (coco ralado e leite de coco). Inicia sua produção a partir de seis anos e meio. Tem a produção média de 70 frutos/planta/ano;
Coqueiro anão. Planta de porte baixo, atingindo cerca de 12 metros de altura, utilizado para atendimento do consumo de água de coco (“in natura” ou envasada). Começa a produzir com dois anos e meio, apresenta produtividade de 120 frutos/planta/ano, podendo alcançar 250 frutos em sistemas irrigados;
Coqueiro híbrido. Plantas de porte intermediário, atingindo cerca de 20 metros