Melanoma
O melanoma é o tipo mais perigoso de câncer de pele. Ele é a principal causa de morte entre as doenças de pele. Ele se refere a células chamadas de melancólicos que produzem o pigmento da pele, chamado de melanina. A melanina é responsável pela cor da pele e dos cabelos.
O melanoma também pode estar relacionado à parte colorida (íris) do olho.
Causas:
O melanoma pode aparecer em pele normal ou pode começar como uma pinta ou uma mudança de aparência em determinada área. Algumas pintas de nascença podem se transformar em melanomas. Existem quatro tipos principais de melanoma:
O melanoma extensivo superficial é o tipo mais comum. Ele geralmente é plano e irregular, quanto ao formato e à cor, e ocorre em tons diferentes de preto e marrom. Ele pode se manifestar em qualquer idade ou região do corpo e é mais comum em pessoas de pele branca.
O melanoma nodular geralmente começa como uma área elevada de cor preta azulada ou vermelha azulada. Entretanto, alguns melanomas não apresentam cor alguma.
O melanoma lentigo maligno geralmente ocorre em idosos. Ele é mais comum em peles danificadas pelo sol na região do rosto, do pescoço e dos braços. As áreas de pele anormal geralmente são grandes, planas e têm aspecto bronzeado com áreas marrons.
O melanoma lentiginoso acral é a forma menos comum de melanoma. Ele geralmente ocorre nas palmas, solas ou embaixo das unhas e é mais comum em afro-americanos.
Embora raramente, os melanomas podem aparecer na boca, na íris dos olhos ou na retina na parte posterior do olho. Eles podem ser detectados durante exames odontológicos ou oftalmológicos. Embora seja muito raro, o melanoma também pode se desenvolver na vagina, no esôfago, no ânus, no trato urinário e no intestino delgado. O melanoma pode se espalhar com muita rapidez. Apesar de ser menos comum que outros tipos de câncer de pele, a incidência do melanoma está crescendo continuamente. Ele é a principal causa de morte entre as doenças de pele. O risco