exercicio de ciencias e tecnologias dos materiais
( F ) Os aços são constituídos basicamente de ferro e carbono e não podem, conter outros elementos de ligas.
( V ) O ferro é um dos elementos mais abundantes na natureza, onde é encontrado, em geral, na forma de óxidos, sendo os processos de redução tecnologicamente dominados e relativamente baratos.
( V ) Uma série de elementos pode ser adicionada ao ferro, além do carbono, permitindo a constituição de inúmeras ligas com diferentes características e propriedades específicas. ( V ) Os aços podem ser submetidos a transformações de fases no estado sólido, através de tratamentos térmicos, ou seja, de operações de aquecimento e resfriamento controladas, permitindo a obtenção de estruturas metaestáveis com propriedades sensivelmente diferentes.
2) É possível alterar o comportamento do silício e transformá-lo em um condutor dopando-o. Na dopagem, mistura-se uma pequena quantidade de impurezas a um cristal de silício.
Quais são elas e como funciona ?
É possível alterar o comportamento do silício e transformá-lo em um condutor dopando-o. Na dopagem, mistura-se uma pequena quantidade de impurezas a um cristal de silício.
4) porque o cristal de silício é considerado um isolante?
Resposta; porque no reticulado do silício , não há átomo livre para conduzir corrente, as ligações covalentes são perfeitas com quatro atomos vizinhos.” ( nem lacunas e nem sobra de elétrons)”
5) Explique o principio da dopagem N/P/ NPN e qual a funcionalidade do uso deste conhecimento na eletroeletrônica?
Tipo N - Na dopagem tipo N, o fósforo ou o arsênico é adicionado ao silício em pequenas quantidades. O fósforo e o arsênico possuem cinco elétrons externos cada um, de forma que ficam fora de posição quando entram no reticulado de silício. O quinto elétron não tem a que se ligar, ganhando liberdade de movimento. Apenas uma pequena quantidade de impurezas é necessária para