Meiose
Introdução
Meiose
Descrição dos principais acontecimentos da meiose
Interfase
Meiose I – divisão reducional
Prófase I
Metáfase I
Anáfase I
Telófase I
Meiose II – divisão equacional
Prófase II
Metáfase II Anáfase II Telófase II
*Crossing over, ou permutação
Conclusão
Referências
Introdução:
Enquanto que na mitose apenas uma célula passa pelos estágios de divisão (prófase, metáfase, anáfase, telófase, interfase) para gerar duas células filhas, na meiose ocorrerá o mesmo, mas neste caso, duas células passarão ao mesmo tempo por este processo, para gerar quatro células filhas.
Meiose
Processo de divisão celular que, ocorrendo em células diploides e em ocasiões determinadas do ciclo de vida de um organismo, leva à formação de quatro células haploides, semelhantes entre si, e com metade do número decromossomas da célula diploide que lhes deu origem. Uma vez que a meiose implica a passagem de um estado diplóide para um estado haplóide, pode ser designada por redução cromossômica.
A meiose inclui duas divisões sequenciais e inseparáveis, a divisão I e a divisão II. Ambas as divisões incluem uma série de estádioscom características idênticas às que ocorrem na mitose, são igualmente designados por prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Essa forma de divisão possibilita a formação dos gametas (células sexuais). Nas células humanas diplóides existem 46 cromossomos. Através da meiose, elas passam a ter 23 cromossomos. No processo de fecundação humana, ocorre a união de dois gametas dos pais, resultando em um ovo com 46 cromossomos. A meiose é responsável pela diversificação do material genético nas espécies. A reprodução sexuada permite a mistura de genes de dois indivíduos diferentes da mesma espécie para produzir descendentes que diferem entre si e de seus pais em uma série de características.
A divisão I é a mais complexa, sendo designada divisão reducional, por ocorrer a redução do