Superpopulação Mundial
DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
TEMA: SUPERPOPULAÇÃO MUNDIAL
Lages, setembro de 2011
RESUMO
É difícil classificar a Terra como superpovoada apenas pela diversidade de recursos disponíveis ou pelo número de pessoas que habitam determinado local. Isto seria um tanto subjetivo, pois o que pode ser super populoso na América pode não ser na Índia, do mesmo modo que pode ser imprescindível determinado recurso na Índia e este mesmo dispensável na África. É fato que conforme a população cresce ela necessita de uma área maior para viver e para produzir, se alimentar. Com isso as florestas que cobriam aproximadamente 40% da área terrestre, hoje cobrem apenas 27%. Essa destruição causa muitos problemas pois as florestas ajudam a regular a quantidade de carbono na atmosfera e ajudam a estabilizar o clima. Além do que o desmatamento provoca erosões que têm ainda conseqüências maiores.
Esse desmatamento causado principalmente pelo crescimento populacional também é responsável pela extinção de muitas espécies.
Outro problema acentuado pelo crescimento populacional é a poluição atmosférica. Esta é causada principalmente pela emissão de gases tóxicos tanto de veículos como de indústrias. Quanto maior o número de pessoas que usam automóveis, maior será seu impacto, quanto mais intensa é a produção industrial mais gases serão liberados. A população mundial deve crescer ainda mais nos próximos anos. Os países devem atingir níveis mais altos de desenvolvimento e conseqüentemente de produção e consumo. Isso significa um uso maior de recursos naturais e de energia.
INTRODUÇÃO
Noticiários afirmam constantemente que o planeta não comporta mais população e que faltarão alimentos em um futuro próximo; que precisaríamos de três planetas iguais a Terra para atender as necessidades da população crescente.
Neste sentido criou-se uma discussão onde destacam-se os dois extremos: uns afirmam que a