Meios de Cultura
Disciplina: Microbiologia Geral
Professora: Alfredina Santos
Aluno: José Paulo
Data : 10/11/2014
Turma: 2
Meios de Culturas
Definição
Conjunto de substâncias formuladas de maneira adequada capazes de promover o crescimento bacteriano em condições de laboratório, para o cultivo e identificação das bactérias, são utilizadas soluções e substâncias nutritivas, denominadas meios de cultura que podem ser classificados com base na sua composição, quanto ao seu estado físico e quanto à capacidade seletiva e diferencial que apresentam. Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento de micro-organismos fora do seu meio natural. Além dos nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos micro-organismos, tais como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras.
Tipos e Classificação Meios de pré-enriquecimento - são aqueles que permitem a dessensibilização de microrganismos injuriados, i.e., para amostras que sofreram algum tipo de tratamento(térmico ou químico). Ex. Água peptonada, caldo lactosado (isolamento de salmonelas de leite em pó). Meios de Enriquecimento - geralmente líquido, de composição química rica em nutrientes, com a finalidade de permitir que as bactérias contidas em uma amostra clínica aumentem em número.
Ex.: Caldo Brain Heart Infusion (BHI) e Caldo Tetrationato. Meio de Transporte - consiste em um meio isento de nutrientes,contendo um agente redutor (Tioglicolato ou cisteína). Geralmente mantém o pH favorável,previne a desidratação de secreções durante o transporte, e evita a oxidação e auto-destruição enzimática dos patógenos presentes.
Ex.: Meio de Stuart, Meio de Cary-Blair e Caldo Tioglicolato. Meio Seletivo - a finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e