Meios De Cultura Pesquisa 28
FACULDADE DE SAÚDE E Ciências DA VIDA
CURSO DE BIOMEDICINA
IDENTIFICAÇÃO E COLORAÇÃO DE MICROBIOLOGIA
ITU
2015
Amanda Mendes de Brito
Leticia de Paula Burani
IDENTIFICAÇÃO E COLORAÇÃO DE MICROBIOLOGIA
Trabalho realizado na Pesquisa do estágio supervisionado no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP sob orientação do professor João Smelan do 7° semestre do curso de Biomedicina.
ITU
2015
INTRODUÇÃO
A microbiologia é a ciência que estuda os micro-organismos diferentes do universo, envolvendo procariontes, eucariontes e também os vírus, os micro-organismos são encontrados em todos os locais, e com a invenção do microscópio nos facilitou suas identificações. (TORTORA, FUNKE, CASE, 2005).
A pesquisa das bactérias é realizada na bacterioscopia com finalidade de diferenciação bacteriana (TORTORA, FUNKE, CASE, 2005), através da observação de sua estrutura. As bactérias se diferem morfologicamente em três grupos: cocos, bacilos e espirilos. Os cocos são divididos em dois subgrupos, os que se agrupam em cachos de uva são chamados de estafilococos e os que em formato de cadeias são chamados de estreptococos, os bacilos são bactérias em forma de bastonetes retos e os espirilos se dividem também em dois subgrupos, sendo espirilo quando estão em forma de hélice ou saca-rolha e os vibriões quando estão em forma de vírgula ou segmento de espiral. (BIER, 1985).
Os micro-organismos quando colocados em um meio de cultura para iniciar seu crescimento, são chamados de inóculo, quando os mesmos crescem e se multiplicam são denominados cultura. Os meios de cultura são preparações químicas com nutrientes necessários para o crescimento do número de colônias dos micro-organismos, sendo eles pH, temperatura, pressão osmótica, fontes de nitrogênio, carbono, enxofre, oligoelementos, fatores orgânicos de crescimento, oxigênio e fosforo, sendo sua combinação de nutrientes e fatores químicos e