Meio Fluido
Fluidos Internos e Respiração
Pulmões ou brânquias Pele
Fluido extracelular (plasma sangüíneo)
Fluido intracelular HCOϪ
3
HCOϪ
3
Fluido extracelular constituído por:
Fluido
intracelular
Kϩ
Fluido intersticial (tecidual)
Plasma sangüíneo
HPOϭ
4
Naϩ
ClϪ
SOϭ
4
ϩ
Canal alimentar Rim
K
Caϩϩ
Mgϩϩ
HPOϭ
4
Mgϩϩ
SOϭ
4
Ácidos orgânicos
Proteína
Proteína
Fig. 33.1
Compartimentos fluidos do corpo. A. Todas as células do corpo podem ser representadas como integrantes de um compartimento fluido único completamente envolto e protegido por fluido extracelular (milieu intérieur — meio interno). Este fluido é subdividido, ainda, em plasma e fluido intersticial. Todas as trocas com o ambiente ocorrem através do compartimento plasmático. B. Composição eletrolítica dos fluidos extra e intracelular. Vê-se a concentração total equivalente de cada um dos componentes principais. Quantidades iguais de ânions (íons negativamente carregados) e cátions (íons positivamente carregados) existem em cada compartimento fluido. Repare que o sódio e o cloro, os principais eletrólitos do plasma, estão virtualmente ausentes no fluido intracelular (na verdade, eles estão presentes em baixas concentrações). Repare na concentração bem mais alta de proteínas no interior das células.
Os organismos unicelulares vivem em contato direto com seu ambiente. Eles obtêm nutrientes e oxigênio e liberam os excretas diretamente pela superfície da célula. Estes organismos são tão pequenos, que dispensam outro sistema interno de transporte além das correntes do movimento do citoplasma. A complexidade interna e as demandas metabólicas que um sistema circulatório exigiriam são desnecessárias até para alguns animais pluricelulares mais simples, como esponjas, cnidários e platelmintos.
Devido ao tamanho, complexidade e nível de atividade, a maioria dos demais organismos pluricelulares precisa de um sistema
circulatório