A ARTE PRÉ HISTÓRICA: GREGA E CRISTÃ
A chamada arte pré-história é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos.
A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à ideia de "arte" e sim de comunicação que surgiu a partir do renascimento, pois estabelecer um paralelo entre a civilização ocidental e os humanos pré-históricos é uma tarefa muito extenuante, senão mesmo impossível.
A relação que o homem pré-histórico tinha com esses objetos é impossível definir. Pode-se, no entanto, formular hipóteses e efetuar um percurso para apoiá-las cientificamente.
Ainda hoje, povos caçadores-recolectores produzem à dita "arte" e em algumas tribos de índios percebe-se a relação do homem contemporâneo com o conceito atual de obras de arte e também de comércio.
a) As pinturas rupestres são representações gráficas de gestos e ações registradas na rocha (em cavernas ou ao ar livre) por povos que não conheciam a escrita. Elas mostram cavalos, renas, ursos, bisões e outros animais que serviam de alimento ao grupo. Esses animais eram muitas vezes desenhados feridos ou em situação de fuga.
Não se sabe ao certo qual era a finalidade das pinturas rupestres. Uma das explicações possíveis é que elas deviam fazer parte de rituais de caça.
b) As estatuetas de Vênus são uma série de estatuetas pré-históricas (do Período Aurignaciano do Paleolítico Superior, por exemplo) de mulheres, que compartilham certas características (muitas delas são de mulheres obesas ou grávidas ou extremamente esbeltas com silhueta afinada). Essas estatuetas já foram encontradas da Europa Oriental até a Sibéria e foram feitas em pedras moles, como esteatite, calcita ou calcário, ossos ou marfim, ou ainda criadas em argila e depois aquecidas. Algumas delas são os objetos de cerâmica mais antigos de que se tem conhecimento.
A primeira representação de uma mulher do Paleolítico