FLUIDOS DE CORTE
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Devido aos problemas causados pelas altas temperaturas durante a operação de usinagem, foram criados os fluidos de corte, com a intenção de evitar ou minimizar esses problemas. Para que um fluido de corte reduza o calor de forma eficiente, ele deve possuir baixa variação de viscosidade, alto calor específico, baixa condutividade térmica, ser refrigerante e lubrificante, antiespumante, anticorrosivo, antioxidante, inodoro, não provocar irritação da pele e ter compatibilidade com o meio ambiente. As duas principais funções de um fluido de corte são:
-Refrigeração a altas velocidades
-Lubrificação a baixas velocidades
2.1. Fluidos refrigerantes Como refrigerante, o fluido atua sobre a ferramenta, evitando que ela atinja altas temperaturas e perca suas características de corte, sobre a peça, evitando as deformações causadas pelo calor, e sobre o cavaco, reduzindo a força necessária para que seja cortado. O fluido contribui tanto para a dissipação do calor quanto para a redução da geração de calor.
2.2. Fluidos lubrificantes Como lubrificante, o fluido reduz o atrito, o que melhora o rendimento da máquina ao facilitar o deslizamento do cavaco sobre a ferramenta, e reduz os esforços. Para ser um bom lubrificante, o fluido deve resistir a altas pressões e