meio ambiente
Nome: Mara Rúbia Santos
Professor: Carlos André
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Com base no exposto, comente sobre o real posicionamento dos cidadãos brasileiros frente aos problemas sociais e ambientais no mundo contemporâneo. (você pode inclusive citar a participação de sua profissão nesse contexto).
Baseando-se no exposto, pode-se considerar que os cidadãos brasileiros no mundo contemporâneo, estão adquirindo um posicionamento bastante preocupante com relação aos problemas ambientais. Enquanto a Constituição Federal preconiza o dever de preservar e defender o meio ambiente para as gerações presentes e futuras, os cidadãos não se preocupam com a real situação do meio ambiente. Deve-se, portanto, considerar que a situação ambiental atinge a sociedade como um todo, tornando-se assim, um problema social ou econômico, os quais desencadeiam-se outros e outros.
Observa-se que ao longo das décadas, os problemas ambientais vêm atingindo a sociedade brasileira devido a ação do homem ou não, com relação ao meio ambiente. Dentre os principais problemas, pode-se destacar o aquecimento global, o desmatamento, as queimadas, a extinção das espécies, a diminuição dos recursos hídricos, o consumo e a poluição, como vistos em sala de aula.
Relacionando a questão ambiental com a profissão de Serviço Social, pode-se afirmar que esta, assim como qualquer outra área, poderá estudar os impactos causados no meio ambiente. Embora este profissional não possa intervir diretamente na situação, mas sua pesquisa em campo deverá, pois, oferecer subsídios para que o governo possa trazer possibilidades de intervenção, tendo em vista que seu processo de formação o torna capaz de realizar o diagnóstico