teorias psicossociologicas
PSICOSSOCIOLÓGICAS
INTRODUÇAO
Psicossociologia é uma teoria com base na psicologia social com
fundamentos na psicanálise. Ela reflecte de forma teórica e metodologicamente a psicologia e sociologia que são as disciplinas mães.
Pode ser tratada ainda de clinica social ou processo de pesquisa e de construção teórica , no qual constrói-se por meio de escutas e finalidade de ajuda, entrevistas, interpretações, observação, intervenções entre outros.
O seu objectivo é analisar as dimensões psíquicas, sociais e politicas, no qual os indivíduos se posicionam nos acontecimentos da vida quotidiana, e a partir dessa análise, construir propostas concretas da intervenção.
O seu campo abrange os grupos, as organizações, as comunidades consideradas, conjunto que mediam a vida pessoal dos indivíduos.
DESENVOLVIMENTO
Nos
anos 60 floresceu a preocupação em explicar os fenómenos ou acontecimentos do domínio do símbolo, as quais levam-nos a recorrer as noções de consciência e de imaginário, no qual fazem parte as noções de representação e memoria social. Nos anos
80 essas explicações vão receber mais atenção surgindo assim de outra teoria.
A
psicossociologia é apresentada como indispensável com o prepósito de completar as lacunas da psicologia e da sociologia, estabelecendo uma correspondência entre elas, uma ligação que antes não existia. Pois antes da concepção da psicossociologia considerada necessário em função de concepções particulares destas duas disciplinas.
Os
positivistas da cientificidade afirmam como possível uma descrição da natureza humana por um lado e na natureza social da outra.
Houve
então a necessidade de uma disciplina intermediária, que descreveria o que se passa entre os dois pólos: o homem confrontado á sociedade.
A
psicologia social trata as representações sociais no âmbito do seu campo e do seu objecto de estudo a relação individuo sociedade e de um interesse pela cognição.