relação
Os resíduos de laboratório apresentam riscos potenciais à saúde, devido à presença de material biológico ou perfuro-cortante. O tratamento adequado previne infecções cruzadas, proporciona conforto e segurança aos clientes, equipe de trabalho e ainda mantem o ambiente limpo e agradável.
9.1 Grupo A – Resíduos infectantes: material biológico (Cultura, meio de cultura inoculado proveniente de laboratório, amostras de sangue para análises, soro, plasma e outros subprodutos).
Procedimento: acondicionar em recipiente apropriado para autoclavação e após tratamento prévio, acondicionar em saco plástico impermeável e resistente, de cor branca e leitosa, com simbologia de resíduo infectante e encaminhar para a incineração, a qual é realizada pela Serquip, empresa terceirizada.
Importante: Para os resíduos infectantes sem tratamento prévio e com manuseio na coleta e/ou tratamento externo, deve ser adotado acondicionamento que garanta o não rompimento da embalagem ou saco duplo. Havendo derramamento do conteúdo, seguir os seguintes procedimentos:
1. Colocar os EPI´s necessários (luva de látex, bota de borracha, óculos de proteção, máscara, avental de PVC);
2. Identificar a área a ser limpa;
3. Preparar os sacos para descarte do material contaminado;
4. Mover-se lenta e cuidadosamente durante a limpeza da área. Com o papel toalha retirar o excesso do material biológico derramado;
5. Colocar o material absorvente dentro dos sacos plásticos para descarte de lixo biológico e os perfuro cortantes nas caixas rígidas;
6. Limpar a área com detergente;
7. Colocar a solução de hipoclorito a 1% sobre o local e deixar agir por 5 minutos;
8. Fazer a limpeza do local com pano úmido.
Todos os utensílios que entrarem em contato direto com o material deverão passar por desinfecção posterior.