meio ambiente
Situação Mundial
O meio ambiente encontra-se em avançado estágio de degradação e de desequilíbrio. Diversos motivos e atitudes tomadas pelo homem no decorrer da sua existência são a causa da atual situação ambiental que o planeta vive. A seguinte pergunta nos coloca em prova:
A espécie humana irá conseguir reverter a situação e sobreviver?
O modelo de desenvolvimento utilizado até o momento partia das seguintes afirmações:
Suprimento inesgotável de energia;
Suprimento inesgotável de matéria;
Capacidade infinita do meio de reciclar matéria e absorver resíduos.
Porém o homem demorou para perceber que vivemos em um planeta finito. As fontes de matéria (petróleo e carvão) foram acumuladas durantes os tempos e são fontes esgotáveis. Os rios e oceanos não são suficientemente grandes para absorver e diluir toda a carga de poluentes. A atmosfera também não tem condição de absorver toda a carga de poluentes.
Existem limites para o meio ambiente absorver toda a carga, como consequencia temos:
Poluição do Ar, da Água, do Solo;
Desequilíbrio e degradação do meio ambiente;
Deterioração da qualidade de vida.
Um novo modelo poderia reverter essa crise. Esse modelo é bem conhecido: Sistema de Desenvolvimento Sustentável. Neste novo sistema seria promovido o uso racional de energia e matéria dando ênfase na preservação e conservação evitando o desperdício; teria a promoção da redução, do reuso e da reciclagem de materiais; a restauração de ecossistemas degradados; controle da poluição e menor geração de resíduos; controle do crescimento populacional em níveis aceitáveis, com o objetivo de estabilização da população mundial. E por fim, ocorreria mudanças comportamentais.
O aumento do consumo dos países em desenvolvimento para atingir os níveis dos países desenvolvidos pode ocasionar desequilíbrios. Quanto maiores forem as metas de preservação ambiental, menores as possibilidades de aspirações