trabalho
1.10 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Ao finalizar o estudo deste capítulo, o aluno deverá conhecer:
• A conceituação de organizações.
• A classificação dos diversos tipos de organizações.
• A história evolutiva das organizações.
• As funções das organizações e seu contexto.
• Os conceitos de eficiência e eficácia organizacional.
1.11 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
Por organização, entende-se que é o agrupamento de pessoas, que se reuniram de forma estruturada e deliberada e em associação, traçando metas para alcançarem objetivos planejados e comuns a todos os seus membros, (LACOMBE, 2003).
De acordo com Moraes (2004, p.91):
Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca.
Pode-se afirmar, com propriedade, que objetivos e recursos são fatores determinantes que definem as organizações, fazendo-se compreender que a sociedade que cerca o homem é feita de organizações e que são elas que fornecem os mecanismos para se conseguir o atendimento das necessidades humanas.
1.12 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES
16De acordo com os seus objetivos, as organizações são criadas para obtenção de produtos e/ou serviços, com a finalidade de lucro ou não.
Possuem algumas características que são básicas e comuns a quase todas as existentes. As organizações possuem objetivos desde seu início, pois foram criadas para atender a necessidades específicas, (MAXIMIANO, 2007).
De acordo com Moraes (2004), os elementos humanos e materiais, que fazem parte das organizações, possuem forte ligação e interdependência do meio ambiente, no qual estão inseridas, e a este fazendo trocas constantes.
As organizações são diferentes entre si, não existem duas iguais, assim como as pessoas. Podem durar meses, décadas ou séculos, sobrevivendo aos