Ecocardiografia
A ecocardiografia é o exame que detecta anomalias morfológicas e funcionais do coração através de ondas sonoras de alta frequência, mais conhecidas como ultrassons. A manipulação dessas ondas só pôde ser possível graças a um experimento realizado em 1880 pelos irmãos franceses Pierre Curie e Jacques Curie com um cristal de quartzo. Porém, só em 1953, na Suécia, ocorreram os primeiros estudos ecocardiográficos feitos pelos médicos Hertz e Edle. Ao decorrer dos anos, o exame teve uma grande evolução e as imagens são, graças ao doppler, tridimensionais e em cores.
Esse trabalho tem como objetivo falar da importância e dos benefícios que o ecocardiograma traz para a vida do ser humano. Assim bem como mostrar o passo a passo do exame em uma perspectiva biofísica para o diagnostico de possíveis doenças e possibilitando a prevenção para que o individuo possa ter uma maior expectativa de vida.
O ecocardiograma transtorácico, ou simplesmente ecocardiograma, é um exame que utiliza o princípio de emissão e de recepção do retorno de ondas sonoras (eco), que abrange os métodos de diagnóstico em anomalias morfológicas e funcionais do coração.Diferente do eletrocardiograma e da ressonância magnética, a ecocardiografia é realizada utilizando-se do ultrassom torácico, no qual o ultrasonografista cardíaco espalha um gel por todo o tórax e coloca um aparelho semelhante a um microfone, chamado transdutor. Logo em seguida o especialista obtém imagens estáticas e em movimento de vários ângulos do coração a partir de ondas acústicas com frequência de mais de 20 mil Hz.
Adicionalmente, um tipo de ecocardiografia chamada ultrasssom Doppler que utiliza do efeito doppler, uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação a um observador. No caso da ecocardiografia o objeto em movimento são as hemácias que possibilita mostrar como o sangue flui através das câmeras e válvulas do coração. E a sua duração