meio ambiente
Algumas definições
Meio Ambiente é um termo que tem várias definições, mas pode ser entendido como tudo aquilo que nos cerca, o lugar que ocupamos, isto é, o conjunto dos recursos físicos que possibilitam e amparam a Vida. Na verdade, os recursos físicos (água, ar e solo) e a Vida estão intimamente ligados e em equilíbrio dinâmico, de modo que uma perturbação em algum deles fatalmente irá também perturbar os demais. Já a Ecologia é definida classicamente como o estudo do relacionamento dos seres vivos entre si e com o Meio Ambiente. Atualmente, porém, a Ecologia deixou de ser apenas um capítulo da Biologia e engloba aspectos de Agronomia, Demografia, Economia, Física, Cibernética, Ética, Filosofia, Política etc, buscando melhor qualidade de vida para a Humanidade, em harmonia com o Meio Ambiente. Por que preocupar-se com o Meio Ambiente?
Ao longo da história, o homem sempre usou os recursos naturais do planeta e gerou resíduos com pouca preocupação: os recursos eram abundantes e a Natureza aceitava sem reclamar os despejos realizados. Porém, com a Revolução Industrial no século passado, os níveis de destruição do ambiente e a população mundial cresceu muito. Mais recentemente, desde a década de 60, a preocupação com o meio ambiente vem aumentando bastante. Por que?
Principalmente para melhorar nossa própria qualidade de vida. Se não cuidarmos do planeta como um todo, podemos submetê-lo a graves riscos de destruição de partes da biosfera (a parte da Terra onde se encontra a Vida) e até inviabilizando a própria vida no planeta.
Uma alternativa é o Desenvolvimento Sustentável, aquele em que se atende as necessidades dos seres humanos hoje, sem sacrificar o capital natural da Terra, para que as gerações futuras herdem um planeta habitável, com relações humanas minimamente justas e com condições de satisfazerem suas próprias necessidades.
O solo e o lixo
Por que o solo e o lixo num mesmo item? Aqui pretendemos tratar sobre os resíduos sólidos,