Erwin Schrodinger
Relatório de Física:
Erwin Schrödinger
Adriano Reis
2012
Sumário
Introdução
Esse trabalho tem como finalidade informar ao leitor sobre a historia do físico austríaco Erwin Schrödinger. No decorrer do trabalho destacaremos seus principais experimentos.
Desenvolvimento
Biografia
Erwin Scrödinger nasceu em 12 de Agosto de 1887 em Viena na Áustria. Era filho de Rudolf Schrödinger e Georgine Emilia Brenda. Entrou tardiamente na escola, mas já demonstrava grande aptidão para matemática e física.
Ingressou na Universidade de Viena em 1906, onde estudou física e obteve o seu doutorado em 1910. Durante a Primeira Guerra Mundial foi oficial de artilharia. No periodo pós-guerra se tornou professor de física. Em 1927 substituiu Max Planck na Universidade de Berlim. Por conta da ascensão nazista, exilou-se na Irlanda, onde dirigiu o Instituto de Estudos Avançados, em Dublin. Deixou obras como A Ideia Fundamental da Mecânica Ondulatória e a Moderna Teoria Atômica.
Foi o ganhador do premio Nobel de Física, em 1933, junto com o físico inglês Paul Dirac.
Numa tentativa de mostrar como a física quântica pode ser usada para explicar a estabilidade da estrutura genética, escreveu What is Life? (1944; O que é a vida?). Retornou à Áustria em 1956, como professor emérito da Universidade de Viena. Seu pensamento filosófico foi expresso no livro Meine Weltansicht (1961; Minha visão do mundo), no qual manifesta simpatia pelo misticismo do Vedanta, sistema filosófico indiano. Erwin Schrödinger morreu em Viena, em 4 de janeiro de 1961.
Principais teorias e experimentos
O Gato de Schrödinger
Esse experimento é um paradoxo proposto por Schrödinger, ele consiste em imaginar um gato preso dentro de uma caixa. Essa caixa contém um recipiente com material radioativo, um contador Geiger, um frasco de veneno e um martelo. O material radioativo utilizado tem uma probabilidade de 50% de emitir partículas